Cultura · peça · 30/10/2026
Intérpretes do Brasil
Desde o século XIX, muita gente tentou explicar o Brasil. Cada um fez uma pergunta diferente, e as respostas não se somam.
Catorze livros, cinco perguntas
Formação, escravidão e raça, a voz de quem ficou na margem, a cultura do povo. São quatro das portas por onde os intérpretes entraram no país.
Cada livro abaixo traz a pergunta que fez e a resposta em poucas linhas. Entre aspas, só a frase cuja página impressa foi conferida; o resto vai em paráfrase, com a fonte. Escolha uma pergunta para ver só quem a fez.
-
1883
Joaquim Nabuco, O abolicionismo
escravidão e raça
O que fica da escravidão quando ela acaba?
A escravidão não é só o cativeiro: é o poder dos senhores sobre o país inteiro. Libertar os escravos é só o começo.
Para Nabuco, libertos os escravos, ainda será preciso desfazer pela educação o que três séculos de cativeiro depositaram no país.
O abolicionismo, 1883, cap. 1, “Que é o abolicionismo? A obra do presente e a do futuro”.
-
1850–1882
Luiz Gama, África-Brasil, 1850–1882
escravidão e raça
A lei pode libertar quem a lei deixou escravizar?
Nos papéis de Gama, a proibição do tráfico é lei em vigor. O africano trazido por contrabando é livre, e os filhos dele também.
“a curadoria dos africanos, verdadeira nulidade legal”
-
1902
Euclides da Cunha, Os sertões
formação do Brasil
O que a República viu quando olhou para o sertão?
Viu um inimigo político onde havia uma sociedade esquecida. O livro chama a campanha de Canudos de crime.
Euclides escreve que a República, feita no litoral, deixou na sombra, no interior do país, um terço da sua gente.
Os sertões, 1902 (ed. crítica de Walnice Nogueira Galvão, Ubu e Sesc, 2016).
-
1928
Mário de Andrade, Macunaíma
Mário de Andrade e o IEB
Existe um caráter brasileiro?
O herói não tem caráter nem traço fixo. O livro mistura lendas, regiões e falas do país inteiro, sem centro.
O romance abre com o herói nascendo no mato-virgem, apresentado desde a primeira linha como herói do povo brasileiro.
Macunaíma, 1928, cap. I, “Macunaíma”.
-
1936
Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil
formação do Brasil
Por que o público se confunde com o privado?
A herança ibérica e rural fez da família o modelo de todo poder. O homem cordial não suporta a relação impessoal.
Holanda vê na família patriarcal o molde de todo poder: o privado toma conta do público, e a família, do Estado.
Raízes do Brasil, 1936, cap. 3, “Herança rural”.
-
1936
Gilberto Freyre, Sobrados e mucambos
formação do Brasil
O que acontece com a casa-grande quando o país vai para a cidade?
O patriarcado não acaba, se urbaniza. Entre o sobrado e o mucambo a distância cresce, e a mistura faz a mediação.
No prefácio, Freyre descreve a casa-grande e a senzala como uma acomodação quase perfeita entre senhor e escravo, branco e preto, pai e filho, marido e mulher.
Sobrados e mucambos, 1936, Prefácio à 1ª edição (texto datado 1936-1949-1961).
-
1942
Caio Prado Júnior, Formação do Brasil contemporâneo
formação do Brasil
Qual é o sentido da colonização?
O Brasil nasceu como empresa comercial voltada para fora. Daí a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.
Para Prado Jr., o Brasil se formou para fornecer ao comércio europeu açúcar, tabaco, ouro, diamantes, algodão e café, e nada além disso.
Formação do Brasil contemporâneo, 1942, cap. “Sentido da colonização”.
-
1960
Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo
testemunho e margem
Quem escreve a vida da favela?
Uma catadora de papel, num diário. A favela é o quarto de despejo da cidade, e a fome é a escravidão de agora.
No diário, Carolina conta que na favela todos sofrem, mas só ela escreve o que sofre, e escreve pelos outros.
Quarto de despejo, 1960, entrada de 19/05/1958.
-
1964
Florestan Fernandes, A integração do negro na sociedade de classes
escravidão e raça
O que a Abolição deu ao liberto?
Sem indenização nem preparo, o negro ficou fora da ordem que nascia. A ordem racial sobreviveu dentro da sociedade de classes.
Para Florestan, a ideia de que brancos e negros convivem aqui como iguais é um mito, o da democracia racial, e foi ele que protegeu a velha ordem racial.
A integração do negro na sociedade de classes, vol. 1, 1964, cap. III.
-
1968
Luís da Câmara Cascudo, Coisas que o povo diz
cultura popular
De onde vêm os ditos do povo?
Muitos vêm de longe. Cascudo segue um provérbio desde Epicteto, no século I, até o sertão, em língua indígena.
Cascudo mostra que o ditado do macaco que mete a mão na cumbuca descreve uma armadilha que nunca existiu no Brasil.
Coisas que o povo diz, 1968, cap. 2.
-
1984
Lélia Gonzalez, Racismo e sexismo na cultura brasileira
escravidão e raça
O que o racismo diz da cultura brasileira?
Racismo e sexismo pesam juntos sobre a mulher negra: mulata, doméstica, mãe preta. E a mãe preta transmitiu a língua, o pretuguês.
Para Lélia Gonzalez, o racismo é o sintoma de uma neurose da cultura brasileira, e o mito da democracia racial o mantém de pé.
“Racismo e sexismo na cultura brasileira”, 1984.
-
1987
Milton Santos, O espaço do cidadão
testemunho e margem
Quantos brasileiros são cidadãos?
A cidadania brasileira não está atrasada: foi mutilada. O consumo chegou ao mesmo tempo que os direitos, e antes deles.
“Em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuário.”
-
1993
Lilia Moritz Schwarcz, O espetáculo das raças
formação do Brasil
Como a ciência de 1870 a 1930 pensou um país mestiço?
Importou teorias raciais que condenavam a mistura. Como elas não cabiam no país, montou um híbrido com o que servia.
A ciência da época tomou do darwinismo social a ideia de raças desiguais e em hierarquia, sem enfrentar o que isso dizia da mistura.
O espetáculo das raças, 1993, Introdução.
-
2019
Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo
testemunho e margem
Quem decide o que é a humanidade?
A ideia de uma humanidade única serviu para colonizar. Quem não se separa da terra conhece um jeito de atravessar o fim.
Krenak diz que adiar o fim do mundo é manter a possibilidade de contar outra história, e mais outra.
Ideias para adiar o fim do mundo, 2019, a palestra que dá título ao livro.
A mesma pergunta, três respostas
Como o Brasil viveu a raça?
-
1936
Gilberto Freyre
A casa-grande e a senzala se acomodavam, do escravo ao senhor. A mistura é o que move a sociedade.
Ver no mapa: Sobrados e mucambos -
1964
Florestan Fernandes
A Abolição largou o liberto, sem preparo, na concorrência com o imigrante. A democracia racial é o mito que protegeu a ordem racial.
Ver no mapa: A integração do negro na sociedade de classes -
1984
Lélia Gonzalez
O mito da democracia racial é um sintoma. E a mulher negra paga o preço do racismo e do sexismo juntos.
Ver no mapa: Racismo e sexismo na cultura brasileira
A mesma pergunta, três respostas
Quem ficou de fora?
-
1902
Euclides da Cunha
O sertão, três séculos atrás do litoral. A República o atacou como inimigo.
Ver no mapa: Os sertões -
1960
Carolina Maria de Jesus
A favela, onde a cidade joga o que descarta. A fome decide quem pode governar.
Ver no mapa: Quarto de despejo -
1987
Milton Santos
Os que não chegaram a ser cidadãos. E muitos nem sabem que não o são.
Ver no mapa: O espaço do cidadão
O que este mapa ainda não tem
Casa-grande & senzala, de Freyre, não está no acervo da Vigília. Por isso ele entra aqui por Sobrados e mucambos.
Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Raymundo Faoro foram lidos, mas ainda sem uma citação conferida para pôr aqui. Entram quando houver.
O mapa é de livros. Muitos dos que pensaram o Brasil falaram, cantaram ou filmaram, e ficam para outra peça.
Fontes
As duas citações literais são curtas, para apresentar e comentar a obra (Lei 9.610, art. 46, III), e têm a página impressa conferida pela ficha de leitura da Vigília. As outras passagens vão em paráfrase, com o capítulo, a seção ou a data do diário: a página impressa delas ainda não foi conferida.
- Joaquim Nabuco, O abolicionismo [1883]. Petrópolis: Vozes, 2012. Edição digital, sem paginação.
- Luiz Gama, África-Brasil, 1850–1882. Org. Bruno Rodrigues de Lima. São Paulo: hedra, 2026 (Obras Completas, vol. 11).
- Euclides da Cunha, Os sertões [1902]. Ed. crítica de Walnice Nogueira Galvão. São Paulo: Ubu; Edições Sesc São Paulo, 2016. A página vem da lista de variantes da edição.
- Mário de Andrade, Macunaíma: o herói sem nenhum caráter [1928]. Estabelecimento de texto de Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo. São Paulo: Penguin-Companhia, 2016.
- Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil [1936]. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
- Gilberto Freyre, Sobrados e mucambos [1936]. São Paulo: Global, 2013. Edição digital, sem paginação.
- Caio Prado Júnior, Formação do Brasil contemporâneo: colônia [1942]. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo: diário de uma favelada [1960]. São Paulo: Ática, 1993. Cita-se pela data da entrada.
- Florestan Fernandes, A integração do negro na sociedade de classes, vol. 1 [1964]. 5ª ed. São Paulo: Globo, 2008. Edição digital, sem paginação.
- Luís da Câmara Cascudo, Coisas que o povo diz [1968]. São Paulo: Global, 2012. Edição digital, sem paginação.
- Lélia Gonzalez, “Racismo e sexismo na cultura brasileira” [1984]. Em Heloísa Buarque de Hollanda (org.), Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, pp. 237–256.
- Milton Santos, “Há cidadãos neste país?”, em O espaço do cidadão [1987]. A página é a de O espaço da cidadania e outras reflexões (Fundação Ulysses Guimarães, 2011), que reproduz o livro inteiro.
- Lilia Moritz Schwarcz, O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
- Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.